Cestinha de mercado

Cestinha de Mercado: a experiência do Consumidor

Cestinha de mercado está associada a cada experiência de compra do consumidor. 

Seja por aspectos visuais, manuseio ou conforto no tráfego aos corredores. 

Seja quais forem os meios, a experiência é decisiva para a satisfação do cliente e a boa avaliação do estabelecimento. 

Organização da Cestinha de Mercado

Certamente não é a primeira vez que o leitor frequenta um mercado. De qualquer forma, algumas dicas são valiosas para organização na próxima compra: 

Itens pesados na base – latas e garrafas devem ficar no fundo da cestinha. Isto ajuda a dar estabilidade e evita que a mesma se vire, especialmente nos modelos carregados à mão

Itens delicados no topo – frutas e vegetais, devem ser colocados no topo para evitar que sejam esmagados pelos itens pesados. Opte por sacos reutilizáveis para separar esses produtos e mantê-los protegidos. 

Produtos não alimentares separados – se o modelo da cestinha de mercado possuir compartimentos separados, use-os para os produtos não alimentares, como, de higiene pessoal, produtos de limpeza ou utensílios de cozinha. 

Produtos frágeis – Evite empilhar produtos frágeis, como pães ou bolos, com itens pesados, pois causam danos.  

Psicologia na escolha dos produtos  

Ao optar por uma cestinha para carregar as compras, esta simples ação traz aspectos psicológicos na escolha dos produtos. Que se dá pela percepção de abundância e escassez. 

Isto quer dizer, se o cesto está cheio, indica que foi comprado o essencial e provavelmente limitará a compra de itens adicionais. Por outro lado, estando a cestinha com espaço, incentiva compras adicionais. 

Lojas e supermercados usam estratégias de exposição e design de cestinhas de mercado para influenciar o comportamento dos consumidores e aumentar as vendas. 

Avaliação da experiência do consumidor

A ida ao mercado é obrigação a alguns, a outros, um passeio do qual se dedicam horas.  

Tendo estes fatores em vista, o comerciante pode proporcionar um agradável ambiente no mercado, sendo um fator de destaque da concorrência. 

Essa ação certamente conta na avaliação que consumidores terão do estabelecimento durante as horas ou minutos passados.  

Portanto, para atingir este fim o comerciante pode adotar: 

  1. Pesquisa de satisfação específica – perguntas sobre a facilidade do uso da cestinha de mercado, o seu conforto, a capacidade de armazenamento e qualidade do design. 
  2. Observação a distância – análise por meio de câmeras ou funcionários de como os clientes utilizam as cestinhas. Este ato ajuda a identificar problemas no uso ou dificuldades no manuseio e organização dos produtos; 
  3. Feedback direto dos clientes – outro método é incentivar os clientes enviarem avaliações, por meio de caixas de sugestões, formulários online, comentários nas mídias sociais do mercado; 

A coleta desses dados ajuda o comerciante a entender como seus consumidores percebem a cestinha de mercado. 

Com isso, faz ajustes no design, no uso, e nas ofertas para o melhor atendimento. 

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